Atividades do Projeto

Observatório Digital de tendências e oportunidades – Produção e disseminação de informação

A PortugalFoods pretende contribuir para a qualificação e sensibilização do setor agroalimentar tanto ao nível do conhecimento sobre novos produtos e técnicas de produção, como ao nível do acompanhamento da evolução tecnológica e da evolução das preferências do consumidor. Para tal, serão desenvolvidos relatórios e fichas informativas, onde será organizada e apresentada a informação relacionada com as tendências e oportunidades para o setor agroalimentar português.

Do mesmo modo, serão ainda realizados dois relatórios, um em 2020 e outro em 2021, que analisarão as tendências internacionais ao nível do consumo e do lançamento de novos produtos em cada ano, de uma forma transversal a todos os subsetores do agroalimentar.

Fomento da transformação empresarial - Indústria 4.0, Economia Digital e Economia Circular

A PortugalFoods pretende atuar no sentido de alavancar o setor agroalimentar, dotando as empresas de conhecimento, informação e ferramentas para a transformação empresarial, com o intuito de acelerar a adoção e evolução no âmbito destes três temas-chave.

Para aprofundar o conhecimento sobre o contexto do setor, será feito um reconhecimento dos constrangimentos e necessidades das empresas agroalimentares, que possam ser colmatados através da transformação empresarial. Será efetuado também o levantamento e análise de informação para identificação de tendências emergentes nestas temáticas no setor agroalimentar nacional e internacional.

Tendo por base a informação recolhida, serão elaborados guias informativos que poderão ser consultados pelas entidades do setor, através do Observatório Digital.

Elaboração de Roadmap Tecnológico para o setor agroalimentar

O Roadmap Tecnológico é uma ferramenta que permitirá às empresas entenderem melhor as tendências de mercado e de desenvolvimento tecnológico, bem como os fluxos de conhecimento, e definirem em conformidade as suas estratégias de desenvolvimento, investimento, inovação e gestão de tecnologia. Este Roadmap assenta na premissa de que as oportunidades de mercado para o setor agroalimentar estão diretamente relacionadas com as tendências e necessidades dos consumidores.

A informação disponível no Roadmap Tecnológico contribuirá para o desenvolvimento de novos produtos e serviços, inovadores e tecnologicamente avançados, promovendo a criação de valor e emprego, potenciando o aumento das exportações e a diminuição das importações.

Organização de conferência internacional e sessão de brokerage e dinamização de eventos de sensibilização das PME para modelos de financiamento em áreas estratégicas

A PortugalFoods organizará uma conferência internacional para apresentar ao setor os tópicos estudados e analisados nas atividades anteriores, focando temáticas como Indústria 4.0, Economia Digital, Economia Circular, I&D e inovação, bem como modelos de Financiamento e Literacia Financeira.

Para além de um programa de palestras dinamizadas por oradores de referência, o evento contemplará também uma vertente de brokerage, direcionada às empresas do setor agroalimentar e entidades do Sistema de I&I Nacional.

Com a dinamização de fóruns de discussão, a PortugalFoods pretende contribuir para a identificação de oportunidades de financiamento de projetos no setor agroalimentar, a nível nacional e internacional, com enfoque em projetos de IDI e Internacionalização.

Promoção, divulgação e disseminação do projeto e respetivos resultados

Esta atividade consiste na promoção, divulgação, disseminação, comunicação e exploração dos resultados do Projeto, procurando garantir que estes resultados têm o impacto esperado, potenciando o crescimento sustentado e competitivo no setor agroalimentar.

Consulte os Resultados do Projeto