Observatório Digital

A PortugalFoods pretende contribuir para a qualificação e sensibilização do setor agroalimentar tanto ao nível do conhecimento sobre novos produtos e técnicas de produção, como ao nível do acompanhamento da evolução tecnológica e da evolução das preferências do consumidor.

Para tal, foram desenvolvidos relatórios e fichas informativas, onde é organizada e apresentada a informação relacionada com as tendências e oportunidades para o setor agroalimentar português.

Os relatórios refletem uma análise do que são internacionalmente as tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos para cada uma das 18 Nomenclaturas Combinadas selecionadas, nos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Foram ainda realizados relatórios que estudaram as tendências internacionais ao nível do consumo e do lançamento de novos produtos, de uma forma transversal a todos os subsetores do mercado agroalimentar.

Relatórios e Fichas Informativas

2021

2021 Food & Drink Trends

A pandemia Covid-19, pelo profundo impacto que tem na sociedade, está a acelerar exponencialmente as tendências de inovação que se previam para a próxima década. O conhecimento atempado das linhas orientadoras para o desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços por parte da indústria agroalimentar é crucial para responder aos desafios do futuro.

Ficha Informativa – Carnes – Bélgica

Esta ficha informativa compreende uma análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor das Carnes – no âmbito da Nomenclatura Combinada 02 – na Bélgica, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Peixe e Marisco – China

Análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor do Peixe e Marisco – no âmbito da Nomenclatura Combinada 03 – na China, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Laticínios – Marrocos

Esta ficha informativa compreende uma análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor dos Laticínios – no âmbito da Nomenclatura Combinada 04 – em Marrocos, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Mel e Doces para Barrar – Polónia

Análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor do Mel e Doces para Barrar – no âmbito da Nomenclatura Combinada 04 – na Polónia, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Frutas e Vegetais – Polónia

Esta ficha informativa compreende uma análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor das Frutas e Vegetais – no âmbito da Nomenclatura Combinada 07 – na Polónia, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Frutas e Vegetais – Japão

Análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor das Frutas e Vegetais – no âmbito da Nomenclatura Combinada 08 – no Japão, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Café e Chá – Alemanha

Esta ficha informativa compreende uma análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor do Café e Chá – no âmbito da Nomenclatura Combinada 09 – na Alemanha, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Acompanhamentos – Japão

Análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor dos Acompanhamentos – no âmbito da Nomenclatura Combinada 10 – no Japão, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Padaria, Pastelaria e Confeitaria – Reino Unido

Esta ficha informativa compreende uma análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor da Padaria, Pastelaria e Confeitaria – no âmbito da Nomenclatura Combinada 11 – no Reino Unido, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Snacks Doces e Salgados – China

Análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor dos Snacks Doces e Salgados – no âmbito da Nomenclatura Combinada 12 – na China, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Azeite – Estados Unidos da América

Esta ficha informativa compreende uma análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor da Azeite – no âmbito da Nomenclatura Combinada 15 – nos Estados Unidos da América, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Carnes – Suíça

Análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor das Carnes – no âmbito da Nomenclatura Combinada 16 – na Suíça, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Conservas de Pescado – Estados Unidos da América

Esta ficha informativa compreende uma análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor das Conservas de Pescado – no âmbito da Nomenclatura Combinada 16 – nos Estados Unidos da América, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Padaria, Pastelaria e Confeitaria – Estados Unidos da América

Análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor da Padaria, Pastelaria e Confeitaria – no âmbito da Nomenclatura Combinada 17 – nos Estados Unidos da América, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Padaria, Pastelaria e Confeitaria – Canadá

Esta ficha informativa compreende uma análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor da Padaria, Pastelaria e Confeitaria – no âmbito da Nomenclatura Combinada 18 – no Canadá, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Acompanhamentos – Polónia

Análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor dos Acompanhamentos – no âmbito da Nomenclatura Combinada 19 – na Polónia, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Padaria, Pastelaria e Confeitaria – Alemanha

Esta ficha informativa compreende uma análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor da Padaria, Pastelaria e Confeitaria – no âmbito da Nomenclatura Combinada 19 – na Alemanha, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Água, Sumos e Refrigerantes – China

Análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor da Água, Sumos e Refrigerantes – no âmbito da Nomenclatura Combinada 20 – na China, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Molhos e Temperos – Bélgica

Esta ficha informativa compreende uma análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor dos Molhos e Temperos – no âmbito da Nomenclatura Combinada 21 – na Bélgica, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Bebidas Alcoólicas – Suíça

Análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor das Bebidas Alcoólicas – no âmbito da Nomenclatura Combinada 22 – na Suíça, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Relatórios e Fichas Informativas

2020

Trends 2020 - Report for the Agrifood Sector

Consulte o relatório sobre as tendências do setor agroalimentar nacional e internacional em 2020. Através deste estudo as empresas passam a conhecer as principais tendências dos diferentes subsetores e de alguns produtos em particular, possibilitando a adaptação e melhoria dos produtos por parte da indústria em função das tendências de mercado e de consumo.

Ficha Informativa – Peixe e Marisco – Brasil

Esta ficha informativa compreende uma análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor do Peixe e Marisco – no âmbito da Nomenclatura Combinada 03 – no Brasil, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Mel e Doces para Barrar – Colômbia

Esta ficha informativa compreende uma análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor do Mel e Doces para Barrar – no âmbito da Nomenclatura Combinada 04 – na Colômbia, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Azeite – Itália

Esta ficha informativa compreende uma análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor do Azeite – no âmbito da Nomenclatura Combinada 15 – na Itália, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Carnes – Espanha

Esta ficha informativa compreende uma análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor das Carnes – no âmbito da Nomenclatura Combinada 16 – na Espanha, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Padaria, Pastelaria e Confeitaria – França

Esta ficha informativa compreende uma análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor da Padaria, Pastelaria e Confeitaria – no âmbito da Nomenclatura Combinada 19 – em França, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Molhos e Temperos – Canadá

Esta ficha informativa compreende uma análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor dos Molhos e Temperos – no âmbito da Nomenclatura Combinada 21 – no Canadá, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Bebidas Alcoólicas – Peru

Esta ficha informativa compreende uma análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor das Bebidas Alcoólicas – no âmbito da Nomenclatura Combinada 22 – no Peru, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Carnes – Alemanha

Esta ficha informativa compreende uma análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor das Carnes – no âmbito da Nomenclatura Combinada 02 – na Alemanha, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Lacticínios – Espanha

Esta ficha informativa compreende uma análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor dos Lacticínios – no âmbito da Nomenclatura Combinada 04 – em Espanha, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Frutas e Vegetais – Bélgica

Esta ficha informativa compreende uma análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor das Frutas e Vegetais – no âmbito da Nomenclatura Combinada 07 – na Bélgica, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Frutas e Vegetais – EUA

Esta ficha informativa compreende uma análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor das Frutas e Vegetais – no âmbito da Nomenclatura Combinada 08 – nos Estados Unidos da América, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Café e Chá – Reino Unido

Esta ficha informativa compreende uma análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor do Café e Chá – no âmbito da Nomenclatura Combinada 09 – no Reino Unido, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Acompanhamentos – Suíça

Esta ficha informativa compreende uma análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor dos Acompanhamentos – no âmbito da Nomenclatura Combinada 10 – na Suíça, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Padaria, Pastelaria e Confeitaria – China

Esta ficha informativa compreende uma análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor dos Padaria, Pastelaria e Confeitaria – no âmbito da Nomenclatura Combinada 11 – na China, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Snacks Doces e Salgados – França

Esta ficha informativa compreende uma análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor dos Snacks Doces e Salgados – no âmbito da Nomenclatura Combinada 12 – em França, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Conservas de Pescado – Itália

Esta ficha informativa compreende uma análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor das Conservas de Pescado – no âmbito da Nomenclatura Combinada 16 – na Itália, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Padaria, Pastelaria e Confeitaria – Polónia

Esta ficha informativa compreende uma análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor da Padaria, Pastelaria e Confeitaria – no âmbito da Nomenclatura Combinada 17 – na Polónia, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Padaria, Pastelaria e Confeitaria – Brasil

Esta ficha informativa compreende uma análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor dos Padaria, Pastelaria e Confeitaria – no âmbito da Nomenclatura Combinada 18 – no Brasil, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Acompanhamentos – Reino Unido

Esta ficha informativa compreende uma análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor dos Acompanhamentos – no âmbito da Nomenclatura Combinada 19 – no Reino Unido, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.

Ficha Informativa – Água, Sumos e Refrigerantes – Japão

Esta ficha informativa compreende uma análise das tendências de consumo e do desenvolvimento de novos produtos no setor da Água, Sumos e Refrigerantes – no âmbito da Nomenclatura Combinada 20 – no Japão, um dos mercados identificados como prioritários para o setor agroalimentar português.