Fomento da transformação empresarial

Economia Circular no setor agroalimentar

By 17 de Dezembro, 2020 No Comments
a economia circular no setor agroalimentar

A Economia Circular é uma economia em que os bens de hoje são os recursos de amanhã, formando um ciclo virtuoso que promove a prosperidade num mundo de recursos finitos. É uma nova forma de conceber, fazer, e utilizar bens e serviços dentro dos limites planetários. Baseia-se em três princípios: eliminar, por design, resíduos e poluição; manter produtos e materiais em utilização; e regenerar os sistemas naturais.

A União Europeia, no seu Estudo de Economia Circular, em 2014, identificou alimentos e embalagens como setores prioritários de atuação, e produtos e resíduos agrícolas, plásticos e fósforo como materiais prioritários, ficando evidente que o setor agroalimentar é um setor prioritário na transição para uma Economia Circular.

A transição para sistemas alimentares mais sustentáveis é uma enorme oportunidade económica, já que as expectativas dos cidadãos estão a evoluir e a conduzir a mudanças significativas no mercado alimentar, o que permitirá às empresas contribuir para um sistema mais sustentável, enquanto diferenciam a sua marca e aumentam a sua competitividade e resiliência.

Com este guia, a PortugalFoods pretende ajudar à transformação das empresas agroalimentares portuguesas, na transição para uma Economia mais circular e, consequentemente, na progressão na cadeia de valor.

O guia para a Economia Circular no setor agroalimentar está disponível para download.

Se preferir, pode visualizar a versão resumida deste estudo com as principais ideias e orientações.

DOWNLOAD

Leave a Reply